As águas profundas representam uma parte significativa da futura exploração e produção de petróleo e gás. Porém, os cientistas afirmaram que o ambiente de águas profundas é menos conhecido do que o lado escuro da lua. Ao mesmo tempo, existe uma crescente pressão das ONG's para adiar a exploração em águas profundas até que se saiba mais sobre os potenciais impactos. Em parceria com a comunidade científica marinha, e através da habilitação em Angola, a BP desenvolveu e instalou pela primeira vez no mundo o Sistema de Observação Ambiental a Longo Prazo em Águas Profundas (DELOS - Deepwater Environmental Long-term Observatory System) ao largo da costa de Angola. Foram instaladas duas estações de monitorização ambiental, uma no Campo Próximo e outra no Campo Distante, 16 kms de distância de qualquer infra-estrutura. Estas plataformas submarinas permanecerão no local durante aproximadamente 25 anos e, pela primeira vez, irão fornecer dados cientificamente viáveis para distinguir entre a mudança antropogénica e natural no fundo marinho. Sem esse entendimento as futuras mudanças no ambiente de águas profundas podem ser incorrectamente atribuídas a operações de Exploração & Petróleo.

Os dados recolhidos serão fundamentais para ajudar a indústria e a comunidade científica a construir uma imagem de longo prazo dos processos do fundo oceânico e ecologia. Em particular, isso permitir-nos-á:

  • Medir e monitorizar as comunidades biológicas de águas profundas

  • Monitorizar o ritmo da recuperação de quaisquer impactos imprevistos

  • Diferenciar entre as mudanças naturais e antropogénicas e proporcionar uma ligação entre a biodiversidade marinha e as mudanças climáticas

Descreve-se o desenvolvimento do sistema, desde o conceito ao fabrico, instalação e recuperação dos primeiros dados descritos, incluindo uma primeira utilização do Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) não-corrosivo como principal elemento estrutural para uma instalação submarina em águas profundas. Discute-se igualmente a selecção dos vários módulos de instrumentação e a sua aplicação.

You can access this article if you purchase or spend a download.