The pdf file of this paper is in Spanish.

Abstract.

This paper studies the convergence of a cavern excavated in rock salt layers in different conditions of internal pressure and temperature. The creep law used is the power law model, taken as multiple regression to obtain the parameters of the equation given by Lomenick (1971). Conclusions can be drawn after creep numerical analysis of eleven different configurations. The temperature affects linearly the cavern convergence and the internal pressure influence is parabolic, with difficult adjustment to a single equation.

1. Introdução

O armazenamento de gás natural em espaços subterrâneos é o tipo de estocagem mais utilizado dentre os existentes, sendo até agora mais bem desenvolvido em países que possuem uma dependência bem definida deste produto. No Brasil, o papel da atividade de exploração e produção de gás natural até a década de 90 era muito mais de complementar e auxiliar a produção de petróleo do que de suprir o mercado de gás, mas no momento o setor está passando por mudanças significativas[1]. Considerando as variações de consumo, produção, infraestrutura e as reservas existentes no país, é inquestionável a importância da construção de locais para armazenamento de gás. De acordo com o estudo feito por Confort & Mothe (2014) o Brasil requer uma capacidade de armazenamento subterrâneo de cerca de 4.810 milhões m3 e pode variar entre 0,34 e 9,22 bilhões de m3[2].

Considerando a grande espessura e continuidade da camada de sal que compõem os reservatórios do pré-sal, localizados na costa leste do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, estudos de viabilidade técnica e econômica estão sendo realizados para a construção de locais de armazenamento nesta zona [3].

This content is only available via PDF.
You can access this article if you purchase or spend a download.